Curva dos Módulos Fotovoltaicos: Entenda
O que são a curva características dos módulos fotovoltaicos através das curvas IV e PV.
- Curva IV é o gráfico que relaciona a corrente (I) e a tensão de saída (V) do módulo fotovoltaico.
- Curva PV é o gráfico que relaciona a potência (P) e a tensão (V) de saída do módulo.
Isc – Corrente de curto-circuito (short circuit): é a máxima corrente elétrica que o módulo pode fornecer.
Voc – Tensão de circuito aberto (open circuit): é a máxima tensão que o módulo pode fornecer.
Imp – Corrente de máxima potência (maximum power): é a corrente que o módulo fornece quando opera no seu ponto de máxima potência.
Vmp – Tensão de máxima potência: é a tensão que o módulo apresenta nos seus terminais quando opera no seu ponto de máxima potência.
Pmp – Potência de máxima potência: o nome é um pouco redundante e quer dizer exatamente isso. Em outras palavras, esta é a potência de pico do módulo fotovoltaico.
MPP – É o ponto de máxima potência do módulo fotovoltaico (maximum power point). Encontra-se no joelho da curva dos módulos fotovoltaicos IV e no pico da curva PV.
Os valores de Isc, Voc, Imp, Vmp, Pmp são especificados nas folhas de dados para uma irradiância de 1000 W/m2 e uma temperatura operacional de 25 graus Celsius.
Leia mais: Como adaptar um sistema solar fotovoltaico para o uso com baterias
As figuras abaixo ilustram como são medidos os parâmetros Isc e Voc. A corrente de curto-circuito Isc é medida com um amperímetro, curto-circuitando os terminais de saída do módulo fotovoltaico. Durante o teste ilustrado na figura abaixo o curto-circuito do módulo é realizado internamente pelo multímetro (operando no modo amperímetro).
A tensão de circuito aberto Voc, por sua vez, é medida com um multímetro operando no modo voltímetro, mantendo abertos os terminais do módulo fotovoltaico. Embora estejam conectados ao multímetro durante o teste, não há corrente passando pelos terminais de saída do módulo, portanto dizemos que ele se encontra em circuito aberto (desligado).
Figura: medida da corrente de curto-circuito do módulo com um multímetro (no modo amperímetro).
Figura: medida da tensão de circuito aberto do módulo fotovoltaico com um multímetro (no modo voltímetro).
Fonte: http://www.canalsolar.com.br