A Xiaomi está aprontando das suas e pode balançar o mercado com mais uma novidade. A gigante chinesa registrou patente na OMPI (Escritório Mundial de Propriedade Intelectual) para um smartphone que recarrega a bateria a partir de energia solar.
Isso não é novidade no mercado, mas a forma como a Xiaomi está trabalhando a tecnologia é algo pouco experimentado em smartphones: o gadget viria com um painel solar instalado na parte traseira.
Vale lembrar que, segundo a IDC, a Xiaomi está prestes a ultrapassar a Apple como a terceira maior empresa no mercado de smartphones, e um lançamento deste calibre pode, certamente, ajudar isso a acontecer.
De acordo com uma reportagem do LetsGoDigital, o esboço do telefone apresenta uma tela inteira sem qualquer espaço para um notch. Pode ser possível que o aparelho use uma câmera frontal virada para cima ou que saia do chassi, mas nada que pudesse ser visto nesta patente.
Há rumores de que a Xiaomi estaria desenvolvendo uma solução de câmera por baixo da tela; no entanto, não há indícios de que seja parte deste telefone com painel solar. Mesmo assim, é possível ver que haverá um sensor de impressão digital embutido no display, já que o painel traseiro é amplamente coberto por pelo sensor de energia solar.
Com baterias cada vez melhores – principalmente em smartphones da Xiaomi – seria necessário um módulo de carregamento bem eficiente, ainda mais com um painel solar. Como citamos acima, essa tecnologia foi pouco experimentada, então, nos resta esperar para ver o que a gigante chinesa fará com esse possível novo aparelho.
Fonte: Canaltech